(RESENHA) O Preço de uma Lição

Se eu precisasse resumir o livro O Preço de uma Lição em uma palavra, eu diria, sem sombra de dúvidas, que ele é chato.
Sinceramente, este livro perdeu vários pontos comigo por ser entediante e muito irritante. A história é contada por um protagonista que nem ao menos se apresenta. Sério, não há menção do nome dele durante o livro inteiro. Eu já havia me irritado com isso no Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, e agora a história se repete neste outro livro. Que mania mais chata que as pessoas têm de escrever um livro sem revelar o nome do protagonista. E este é apenas um dos fatos que deixaram a obra a desejar.
Os problemas todos começam no primeiro capítulo. Ele era para ser um prólogo sobre a infância do personagem principal e de seus amigos. Então, no capítulo dois viria o início da história real, já com os personagens crescidos. O caso é que o primeiro capítulo ficou bagunçado, contraditório e, portanto, confuso. Já começou por aí. Quase que abandonei o livro nesta parte, mas resolvi seguir em frente.
Se já não bastasse o protagonista não ter nome, ele também não tem vergonha na cara. Ele tem uma mania que me irrita de mais em personagens de livro: pensar uma coisa e fazer outra completamente diferente. Eu acho que ele faria um par perfeito com a Natalie do Não sou este tipo de Garota. Ela é outra que me irrita com isso de saber o que é certo fazer, mas sempre acabar insistindo no erro. O pior é que com o menino do Preço de uma Lição o caso é bem complicado. Ele simplesmente contraria os próprios pensamentos o TEMPO TODO, o que é ridículo. Se ele faz as coisas erradas, então que não fique tentando limpar a consciência dizendo que no fundo sabia qual era a coisa certa que deveria ter sido feita. Se soubesse, ou se quisesse, não teria cometido o erro. 
Outra coisa que me irritou no protagonista é que ele é um completo idiota com a namorada. Ele fica querendo que ela brigue com ele para que depois eles possam se reconciliar. Vejam se isso tem cabimento, pelo amor de Deus! E no final do livro, quando parece que ele se arrependeu e viu que estava sendo ridículo com a namorada, ele está tentando reconquistá-la após um longo tempo longe dela e começa, então, a mentir para a menina de novo, na maior cara-de-pau. Que personagem mais metido e otário. Odiei ele. 
O final da história deixou muito a desejar. Eu esperava outra coisa depois de tanta chatice, mas o que encontrei foi mais chatice ainda! Acho legal quando os finais das histórias não são convencionais e fogem do clichê, mas acho que para este livro esse tipo de final não caiu bem.
Achei o livro bem mal escrito. Em muitas partes os personagens se contradizem – muitas mesmo – e isso torna a leitura cansativa, pois nunca sabemos qual é a verdade. É como se a história tivesse sido escrita em forma de rascunho e fora publicada assim mesmo, sem revisão ou coisa alguma. Eu não aconselho este livro, infelizmente.
Anúncios

4 pensamentos sobre “(RESENHA) O Preço de uma Lição

  1. Adorei a sua resenha, ela passou praticamente tudo q senti ao tentar ler esse livro!Eu não consegui chegar até o final, no máximo até o capítulo 10 e com muito sacrifício :STem muita contradição,confusão e OMG! que protagonista mais sem graça e chato de galocha! #ProntoFalei ruuumBeijo*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s