(RESENHA) Assassinato no Expresso Oriente

Já li alguns livros da Agatha Christie, e portanto já conheci sua forma de desenrolar os enredos de suas histórias. Porém, “O Assassinato no Expresso Oriente” foi o primeiro que li sob os olhos do detetive Hercule Poirot. Até hoje eu conhecia o incrível raciocínio lógico de Miss Marple, a detetive em outros livros de Agatha. Mas conhecer a visão de Poirot sobre histórias semelhantes, foi muito bom.

A história deste livro se passa, basicamente, toda em um trem, o Expresso Oriente como já deixa claro o título. Após ficarem presos em uma nevasca, os passageiros do trem descobrem que aconteceu um assassinato no local e logo surge a coincidência de terem um detetive a bordo, Hercule Poirot, que começa a estudar todo o caso. Ele interroga testemunhas, analisa os fatos, debate com os colegas e faz diversas suposições.

Como sempre, Agatha me surpreendeu no final de sua história, e parece que quanto mais livros dela leio, mais ela consegue me deixar de queixo caído. É como se cada livro que eu lesse fosse melhor que o outro, mais elaborado. O caso é que eu não leio em ordem alguma suas obras. O fato é que ela é boa e pronto!

Este livro, em particular, simplesmente me chocou no seu desfecho. Eu fiz mil e uma suposições de quem, afinal, poderia ser o assassino. Imaginei Deus e o mundo, mas simplesmente não imaginei o que realmente havia acontecido. Também, ninguém adivinharia uma coisa dessas. Somente Agatha para criar algo tão instigante assim.

Nesta história ninguém é o que parece ser, e devemos desconfiar dos testemunhos de todo mundo, caso queiramos desvendar este mistério.

“Assassinato no Expresso Oriente” é mais uma prova de que a Agatha já conquistou um espaço VIP no meu coração e se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Vale muito a pena ler este livro e ficar completamente desorientado em meio a tantas suposições e possibilidades de desfecho possíveis.

Imagem

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s